Gestão municipal realiza coletiva de imprensa sobre casos de varíola dos macacos em SAJ

Luciano Almeida - ASCOM / PREF-SAJ

Luciano Almeida - ASCOM / PREF-SAJ

A gestão municipal de Santo Antônio de Jesus (BA), representada pelo prefeito Genival Deolino e pela diretora da Vigilância Epidemiológica, Priscila Oliveira, realizaram na manhã desta terça-feira, dia 2, na Prefeitura Municipal, uma entrevista coletiva para passar informações sobre os casos de monkeypox "Varíola dos Macacos" no município.

Durante a coletiva o prefeito falou sobre os desdobramentos após a confirmação de dois casos da monkeypox no município. "Tivemos a confirmação, por meio da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), dos dois casos ativos de monkeypox em Santo Antônio de Jesus, mas, antes mesmo da confirmação, a nossa Vigilância Epidemiológica já havia posto em ação todos os protocolos de biossegurança para impedir que o vírus se espalhe", explicou o prefeito.

Para a diretora da Vigilância Epidemiológica, Priscila Oliveira, a população tem papel fundamental no controle da doença. "É preciso que a população esteja atenta aos cuidados necessários para evitar a propagação do vírus. O uso de máscara ajuda na prevenção, assim como evitar o contato físico com pessoas que estão com suspeita da doença. Temos ainda quatro casos suspeitos, aguardando o resultado. É importante salientar que em caso de sintomas, o indivíduo deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima", ressaltou a profissional.

A gestão solicita que todos os munícipes redobrem os cuidados, para que os casos não aumentem, pois, apesar da baixa letalidade, a monkeypox deve ser controlada.