Bahia tem mais de 1,5 milhão de títulos eleitorais cancelados, afirma TRE

Foto: Wilson Dias / ABr

Foto: Wilson Dias / ABr

O Estado da Bahia possui 1.576.023 eleitores com os títulos cancelados, segundo o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Em entrevista ao programa Bnews Agora, nesta quinta-feira (23), na Piatã FM, o Secretário de Planejamento, de Estratégia e de Eleições do Regional da Bahia, Victor Xavier, afirmou que os motivos do cancelamento são a ausência do eleitor em votações e na revisão biométrica, no cadastramento da biometria.

?Normalmente, isso ocorre por dois motivos. O primeiro deles é a ausência às urnas. O eleitor que não comparece a três turnos consecutivos tem seu título cancelado. E também tivemos a revisão biométrica. Houve aquela convocação aqui no estado da Bahia para que os eleitores se dirigissem ao Regional Baiano e muitas pessoas não compareceram?.

Apesar do número alto, o secretário pontuou que o cidadão pode regularizar a situação do seu documento até maio de 2022, ficar quite com a Justiça Federal e exercer sua cidadania.

?O prazo para regularização do título se encerra em 04/05/2022. Mas, como estamos falamos em 1,5 milhão de baianos, eu faço um convite à população para que não deixe para última hora. No último dia 09/08, o TRE-BA inaugurou o NAVE ? Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor e através do telefone 71 3373-7000, o eleitor pode telefonar para o tribunal, das 07h às 19h, e vai encontrar uma equipe de atendentes qualificada para solucionar os seus problemas. Você quer uma certidão de quitação eleitoral, quer pagar sua multa, o atendente pode lhe atender?.

Victor Xavier destacou ainda a possibilidade de atendimento via vídeochamada, pelo Balcão Virtual no site do tribunal, que conta também com atendentes especializados para atendimento de pessoas portadoras de deficiência auditiva.

?A gente tem também o Balcão Virtual, serviço disponível no site do TRE-BA, pelo qual você pode fazer uma vídeochamada com o TRE, de onde você estiver. O atendente vai lhe atender, vai falar com você em tempo real. Inclusive, a gente tá oferecendo um serviço pra comunidade surda. Ou seja, o eleitor que é surdo, vai encontrar um atendente qualificado para conversar com ele na Língua de Sinais Brasileira (LIBRA)?.