Missa dos 25 anos de ordenação episcopal de Dom Esmeraldo é marcada por homenagens e muita emoção

Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Aconteceu na manhã deste domingo, dia 10/11, na comunidade do Senhor do Bonfim (Paróquia Nossa Senhora das Mercês), em Santo Antônio de Jesus (BA), a missa em ação de graças pelos 25 anos de ordenação episcopal de Dom Esmeraldo Barreto de Farias.

A missa foi presidida por Dom Esmeraldo e concelebrada pelo bispo da Diocese de Araçuaí em Minas, Dom Geraldo Maia, pelo bispo emérito da Diocese de Amargosa, Dom João Nilton e por padres das duas dioceses.

Em sua homilia Dom Geraldo destacou as virtudes da generosidade e partilha, que sempre estiveram presentes na vida de Dom Esmeraldo, além do legado que ele deixou em Araçuaí. No final da missa, que foi marcada por muitas homenagens, aconteceu o descerramento de uma placa na igreja da comunidade registrando a visita do clero de Araçuaí.

Após a benção final houve uma procissão até o quintal da casa do falecido João, irmão de Dom Esmeraldo, onde foi fixada uma placa em uma árvore em homenagem à João, um homem de muita fé que foi várias vezes para Bom Jesus da Lapa montado a cavalo e que sempre partilhava sua colheita com os menos favorecidos. Enquanto lia a placa Dom Esmeraldo chorou ao lembrar do seu irmão.

Bispo emérito de Araçuaí, Dom Esmeraldo foi acolhido recentemente na Arquidiocese de São Salvador, onde atuará no COMIDI – Conselho Missionário Diocesano.

Matéria: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo | MTE 5709/BA.