Arrastão marcou o Dia da Consciência Negra em SAJ

Silvia Brito

Silvia Brito

O município de Santo Antônio de Jesus (BA), através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude (SecultSAJ), realizou nesta quarta-feira, dia 20, o Arrastão Cultural da Resistência Negra, que foi puxado por um mini trio ao som da Banda de Samba Reggae Resiliência Negra, do Centro Cultural até a Praça Padre Mateus.

O evento foi marcado por celebrações que enaltecem a diversidade e a força da cultura afrobrasileira na construção da história. Teve a participação de grupos de capoeira, samba, dança e baianas de acarajé, mostrando que a cultura negra é resistência, memória e identidade.

Para a secretária da SecultSAJ, Dra. Silvia Brito, a luta contra o racismo e pela promoção da igualdade é uma tarefa diária, mas o mês de novembro nos convida a refletir sobre a necessidade de superar o preconceito e as desigualdades. "O compromisso da nossa gestão com a promoção da igualdade segue firme para os próximos anos, porque acreditamos que a transformação social passa pelo respeito às nossas raízes", disse Brito.

Segundo o IBGE, 77 dos 417 municípios baianos apresentaram em seus planos de governo propostas de combate ao racismo e promoção da igualdade. Santo Antônio de Jesus é um deles.