Ministério lança campanha de valorização do aleitamento materno

O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (29) uma nova edição da campanha de valorização do aleitamento materno. A...

Ministério lança campanha de valorização do aleitamento materno

O Ministério da Sa√ļde lançou nesta quinta-feira (29) uma nova edição da campanha de valorização do aleitamento materno. A iniciativa tem como tema Todos pela Amamentação: É Proteção para a Vida Inteira e visa sensibilizar a sociedade sobre a importância dessa pr√°tica.


A campanha reafirma a relevância do aleitamento materno durante os dois primeiros anos, ou mais. Nos primeiros seis meses, a recomendação é que o aleitamento materno seja a fonte exclusiva para do beb√™.


A pr√°tica continua importante mesmo no cen√°rio da pandemia de covid-19, diz o Ministério da Sa√ļde, ao ressaltar que o aleitamento materno pode reduzir em até 13% as taxas de mortalidade infantil nos primeiros cinco anos da criança.


Entre 1986 e 2020, essa alternativa como fonte principal de alimentação no primeiro ano de vida passou de 30% para 53,1%.


De acordo com dados da Organização Pan-americana da Sa√ļde (Opas), 40% das crianças t√™m aleitamento materno no mundo. Na América Latina, menos da metade das crianças mamam na primeira hora de vida.

Doação

Em maio, o Ministério da Sa√ļde j√° havia lançado a campanha nacional de est√≠mulo à doação de leite materno. Conforme a pasta, essa pr√°tica supre apenas 64% do que seria necess√°rio para atender à demanda.


O Brasil conta com 222 bancos de leite materno e 220 pontos de coleta.


No ano passado, foram doados 229 mil litros de leite materno por 182 mil mulheres. Esses n√ļmeros marcaram um aumento de 2,7% em relação ao ano anterior.