Rui não garante segurança para cidades que realizarem festas de carnaval sem o aval do estado

Manu Dias / GOV-BA

Manu Dias / GOV-BA

Pressionado pelo prefeito de Salvador Bruno Reis (DEM) e por comissão da Câmara de Vereadores para decidir sobre a realização do Carnaval e 2022, o governador da Bahia Rui Costa (PT) disse que a Polícia Militar não será autorizada para fazer a segurança da folia. Em evento de inauguração do novo ambulatório do Hospital Ana Nery, realizado nesta quarta-feira, dia 10, o chefe do Executivo estadual externou sua decisão.

Segundo ele, seja qual for a festa autorizada pelo Município, o Estado não vai barrar o evento, mas também não irá fornecer o suporte de policiais. "Tendo autorização municipal, a polícia não vai intervir para dispersar uma festa. Isso não será feito, mas não vamos apoiar. E vou comunicar previamente a todos os municípios que não terá apoio", disse o governador.

Desse modo, segundo Rui, a responsabilidade da segurança da festa será da gestão da cidade. "Se o prefeito ou a prefeita assumir os riscos da população que está levando, a responsabilidade é dele", afirmou. Na terça-feira, dia 09, Bruno cutucou o governador ao dizer que se o Estado "não quer que tenha" o Carnaval de 2022, "que fale logo". Nesta quarta, o governador também foi pressionado pela Câmara Municipal de Salvador (CMS), por meio da comissão especial que trata da retomada dos eventos na cidade. Em resposta, o governador declarou que não aceita "ultimato de ninguém".