Pesquisa aponta que Lula soma 41% das intenções de voto, Bolsonaro acumula 24%

Pesquisa foi realizada pelo Instituto EXAME / IDEIA

Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

Se as eleições presidenciais fossem agora, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) receberia 41% dos votos no primeiro turno, seguido pelo atual presidente Jair Bolsonaro (PL), com 24%, e pelo ex-juiz Sergio Moro (Podemos), com 11%. Já o ex-governador Ciro Gomes (PDT) teria 7% dos votos e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), receberia 4%. Os dados são da mais recente pesquisa da revista Exame – que divulgou os dados – com o instituto de pesquisa Ideia,registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-03460/2022.

Na pergunta espontânea, na qual não são oferecidos nomes de candidatos aos entrevistados, o ex-presidente recebeu 34% das intenções de voto – avanço de seis pontos percentuais de Lula em relação ao levantamento de dezembro. O presidente Jair Bolsonaro recebeu 20% das indicações na pesquisa espontânea, mesmo percentual registrado no mês passado.

Para Maurício Moura, fundador do IDEIA, a ascensão positiva de intenção de voto espontânea do ex-presidente Lula é um dos dados mais relevantes da atual rodada da pesquisa. "A intenção de voto espontânea de Lula tem evoluído em regiões como Centro-Oeste, tem se fortalecido no Sudeste e até mesmo há saldos positivos em subsegmentos tradicionalmente aliados a Bolsonaro, como o dos evangélicos", diz Moura.

Entre os evangélicos, 27% declaram espontâneamente votar em Bolsonaro e 20%, em Lula. No entanto, na rodada da pesquisa Exame/Ideia de dezembro, a distância entre os dois era bem maior: 30% das intenções de votos espontâneas dos evangélicos eram direcionadas para o atual presidente e apenas 14% eram destinadas ao ex-presidente Lula.

Segundo turno

A pesquisa também testou possíveis cenários de segundo turno considerando os candidatos com a maior intenção de votos no primeiro turno em uma disputa entre si e em confrontos com Moro, Doria e Ciro. Lula venceria em todas as simulações. A maior diferença ocorrira na disputa com Doria (49%x26%) enquanto o confronto mais apertado acontece com Bolsonaro (49%x33%). Contra Moro e Ciro o petista venceria por 47% x 30% e 47% x 25%, respectivamente.

Com Bolsonaro, Ciro Gomes venceria com 40% dos votos contra 34%. Numa disputa com Moro, o ex-juiz receberia 38% dos votos contra 32% do atual presidente. Bolsonaro venceria as eleições se enfrentasse João Doria por 34% x 28%.

De acordo com a Exame/Ideia, a sondagem ouviu 1.500 pessoas entre os dias 9 e 13 de janeiro. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.