Bolsonaro afirma ter feito ´'a coisa certa na gestão' da pandemia

Marcos Corrêa / PR

Marcos Corrêa / PR

Após diversas falas contrárias a vacina contra o coronavírus, durante os dois anos de pandemia, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que não é antivacina e nem contrário a campanha de vacinação no Brasil. Além disso, ele defendeu as ações do governo federal durante a gestão da pandemia no país, afirmando ter feito "a coisa certa". Apesar do discurso, o presidente alega não ter se vacinado.

"Deixo bem claro, foi o nosso governo que comprou 400 milhões de doses de vacinas. Continuam me acusando de ser contra a vacina, mas como contra se eu comprei 400 milhões de doses?", afirmou Bolsonaro em entrevista, à rádio Viva, do Espírito Santo.

Bolsonaro voltou a criticar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que deu autonomia para que governadores e prefeitos implementassem medidas sanitárias. A decisão foi instituída em 2020 e é utilizada por bolsonaristas para defender possíveis omissões do presidente em relação a Covid-19. Ele afirmou que teria pronto um roteiro de ações caso o STF suspendesse a decisão e restabelecesse o comando das ações da pandemia ao governo federal.

Em relação à inclusão de crianças de 5 a 11 anos no Programa Nacional de Imunizações (PNI), continuou com posição contrária, porém sem críticas à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que aprovou a vacinação deste público contra a doença.