Supostas rachaduras na Fonte Nova fazem parte da estrutura e não oferecem risco, garante engenheiro

Reprodução redes sociais

Reprodução redes sociais

O engenheiro estruturalista da Arena Fonte Nova, Fábio Santos, falou, nesta terça-feira, dia 09, sobre o vídeo que tem circulado nas redes sociais, feito por um torcedor do Bahia, mostrando supostas rachaduras na estrutura do estádio. Segundo Santos, aquele vão seria a junta estrutural.

"Ela [a junta] é feita para garantir a estabilidade da estrutura. Se não tivesse essa junta aí, poderia haver ruptura na construção", diz. Ainda de acordo com o engenheiro, a junta é planejada e a Fonte Nova passa por vistorias estruturais de dois em dois anos, sob supervisão do Ministério Público, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação Baiana de Futebol (FBF).

Fábio Santos acrescentou que o que se pode ser pensado é em uma forma de disfarçar o vão. "A gente pode colocar ali um elastômero, que é uma borracha, para melhorar a estética, para a junta não ficar muito aparente", analisa. Ele reafirma que essa solução seria meramente estética, já que a junta não representa um risco.

Após a viralização do vídeo, o Esporte Clube Bahia publicou uma nota oficial da Arena Fonte Nova que reforça o que foi dito pelo engenheiro Fábio Santos. Segundo a nota, esse espaçamento entre placas de concretos é feito para "permitir movimentos naturais de origem térmica, mecânica e outros".