Vereadores comemoram dados do CENSO 2022, mas acreditam que população de SAJ é maior

Divulgação

Divulgação

Após a divulgação do Censo Demográfico 2022, pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que foi ao ar nesta quinta-feira (29), vereadores santantonienses comemoraram o crescimento de Santo Antônio de Jesus, que teve um aumento populacional de 13,18%, saindo de 91.057 para 103.055 habitantes.

"O crescimento da população é de grande importância. O município não perde receita, eu não sei dizer se será incrementada receita a mais porque já tinha uma base de estimativa. Mas é de grande importância porque sustenta a arrecadação do município e a gente percebe que Santo Antônio de Jesus, por ser a "capital do Recôncavo", nós vemos o desenvolvimento da cidade", disse Chico de Dega, presidente da Câmara dos Vereadores de Santo Antônio de Jesus.


"A gente acredita até que possa ter uma quantidade a mais que o cálculo do Censo. O IBGE teve uma dificuldade em suas pesquisas. Nas casas onde batiam muitas pessoas não estavam presentes, outras omitiram número de pessoas dentro da residência, devido a questão do auxílio emergencial que foi dado na época da pandemia. Mas de 2010 para 2023 somente essa quantidade. Eu acho que ainda há um número maior do que o cálculo do IBGE devido a essas dificuldades", disse Tia Adriana, vice-presidente da Câmara.

Para Doutor Gil, 1° secretário da Câmara, o crescimento é importante para que mais renda seja enviada para a cidade, para que sejam feitos mais investimentos.

"A gente sabe que quanto mais população cadastrada mais se recebe renda e mais a cidade é vista como realmente ela é "a capital do Recôncavo". Santo Antônio de Jesus com a pujança que tem na área de comércio, na saúde, que é um polo, e também com essas grandes universidades, atraiu muito mais pessoas aqui para a cidade. As indústrias e o comércio puxaram muita gente para vir morar aqui porque a qualidade de vida de Santo Antônio de Jesus é muito boa", disse.


"Primeiro lugar parabenizar os agentes do IBGE que fizeram esses levantamentos aqui na nossa cidade. Eu acho que foi muito importante essa pesquisa porque mostrou o resultado positivo significativo. Isso é fruto de um povo acolhedor, ordeiro, trabalhador. Toda a sociedade tem participação nesse aumento do crescimento da população de Santo Antônio de Jesus. Isso só faz potencializar o município a cada dia, que vai se consolidando como uma das grandes cidades do nosso interior da Bahia", afirmou o vereador Cristiano Sena.


"O que nós precisamos mais do que ter a noção absoluta da população da cidade é ter a condição de minimizar a pobreza, a miséria, de atender a quem mais precisa, a cidade é muito desigual ainda, então o Censo precisa ser mais do que um número absoluto, precisa ser um instrumento de entender como fazer política pública que melhore a condição de quem mais precisa", pontuou Uberdan Cardoso.

Já o vereador Morão, ressaltou a importância de atender a todas as regiões da cidade, desde o centro até as periferias.

"É importante ressaltar que esse crescimento também traz muitos benefícios para a periferia da nossa cidade, onde muitas vezes há maior necessidade de investimentos em infraestrutura, saúde, educação e segurança", disse.