CNBB EMITE NOTA NA QUAL SE SOLIDARIZA COM OS CRISTÃOS ARMÊNIOS OBRIGADOS A EMIGRAR SOB O SILÊNCIO DA POLÍTICA INTERNACIONAL

CNBB

CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil emitiu nesta sexta-feira, 29 de setembro, uma nota na qual manifesta tristeza pelo desenrolar do conflito que envolve cerca de 120.000 armênios que historicamente habitaram a região de Nagorno-Karabakh, fronteiriça à Armênia, e que, com a criação da União Soviética, passou a integrar o Azerbaijão.

Na nota, assinada pelo secretário-geral e bispo auxiliar em Brasília, dom Ricardo Hoepers, a CNBB chama a atenção para o fato de que o "conflito entre os dois povos estendeu-se por muitos anos, gerando muitas mortes" e expressa o desejo que a "paz e justiça prevaleçam, e que a solidariedade conduza os povos a viverem de forma harmoniosa e respeitosa".

A CNBB se solidariza com os cristãos armênios obrigados a emigrar sob o silêncio da política internacional, incapaz de fazer-lhes justiça e reforça o convida os cristãos a se unirem ao Exercado Apostólico Armênio para a América Latina em celebração eucarística em solidariedade às vítimas, no próximo domingo, 1º de outubro, às 11h na Paróquia Armênia Católica, situada na avenida Tiradentes, 718 – Metrô Tiradentes. Veja, abaixo, a íntegra da nota .

Nota de solidariedade aos armênios de Nagorno-Karabakh

Acompanhamos o triste desenrolar do conflito envolvendo os 120.000 armênios que historicamente habitaram a região de Nagorno-Karabakh, fronteiriça à Armênia, e que, com a criação da União Soviética, passou a integrar o Azerbaijão.

O conflito entre os dois povos estendeu-se por muitos anos, gerando muitas mortes. Após o último confronto, o governo armênio aceitou o cessar fogo e a acolhida dos armênios desse território.

Que a paz e justiça prevaleçam, e que a solidariedade conduza os povos a viverem de forma harmoniosa e respeitosa.

A CNBB se solidariza com os cristãos armênios obrigados a emigrar sob o silêncio da política internacional, incapaz de fazer-lhes justiça.

O Exarcado Apostólico Armênio para a América Latina convida os cristãos a se unirem na celebração eucarística no próximo Domingo, 01/10, às 11h na Paróquia Armênia Católica (Av. Tiradentes, 718 – Metrô Tiradentes) em solidariedade às vítimas.

Brasília – DF, 29 de setembro de 2023

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar de Brasília – DF
Secretário-Geral da CNBB