Pesquisa aponta que 41% dos brasileiros se mudariam do país por causa da polarização política

Segundo o estudo, brasileiros saíram das urnas após eleições do ano passado "afetivamente polarizados" e "socialmente calcificados"

Foto: Nelson Jr./Ascom/TSE/ Via Metro1

Foto: Nelson Jr./Ascom/TSE/ Via Metro1

Realizada pela Quaest, a pesquisa "O que esperar do Brasil?" mostrou que 41% dos brasileiros escolheriam mudar de país devido aos conflitos causados pela polarização política. O estudo foi publicado neste sábado (30).

O levantamento, obtido pela CNN, faz uma análise, com base em dados colhidos até junho deste ano, sobre "como a polarização divide famílias, compromete empresas e desafia o futuro do país". Segundo o estudo, os brasileiros saíram das urnas após as eleições do ano passado "afetivamente polarizados" e "socialmente calcificados".

Houve um aumento no índice de "polarização afetiva", que trata do afeto dos eleitores em relação aos candidatos adversários aos seus – nesse caso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A pesquisa indicou que a "distância de amor/ódio para com os candidatos aumentou muito depois de 2018".