Líder da oposição na AL-BA questiona repasse milionário a associação de fomento ao TCA: "o teatro sequer está funcionando"

Divulgação

Divulgação

Líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual Alan Sanches (UB) quer que o Governo do Estado dê explicações sobre a transferência milionária que continuou a fazer para a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA), mesmo depois do incêndio que interrompeu as atividades do teatro em janeiro deste ano.

De janeiro a agosto, a entidade recebeu repasses da Secretaria de Cultura da Bahia que somam R$ 11,4 milhões, segundo mostra o Portal Transparência. Em seu estatuto, a ATCA se descreve com a atribuição de "promover o aprimoramento e a ampliação da atuação do Teatro Castro Alves, inclusive geograficamente, em todos os seus aspectos".

"Esse é um caso que merece, no mínimo, uma explicação à população baiana. Como é que uma associação de fomento ao TCA continua recebendo essa fatia milionária se o teatro sequer está funcionando?", pontuou o deputado Alan Sanches, ao afirmar que não descarta levar o caso ao Ministério Público da Bahia (MP-BA).

"A gente vai cobrar que essa situação seja esclarecida e reparada porque é preciso haver zelo com o dinheiro do povo baiano", reforçou Sanches.

Ainda este ano, a Secult deve transferir cerca de R$ 3,2 milhões à ATCA referentes aos meses de outubro, novembro e dezembro.

"A gente vê esse caso com muita preocupação porque o recurso público não parece estar sendo aplicado de maneira sensata. Já faz nove meses do incêndio que atingiu o Teatro Castro Alves, que é o nosso principal espaço de apresentações culturais, e até agora o governo não apresentou nenhum cronograma para reforma e reabertura", denuncia Alan Sanches.