SSP-BA suspende licitação para compra de câmeras corporais para policiais após pedidos de esclarecimentos

Divulgação / SSP-BA

Divulgação / SSP-BA

A aquisição de serviços de câmeras corporais para policiais pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) teve sua licitação suspensa nesta segunda-feira (8), após empresas da área de tecnologia apresentarem pedidos de esclarecimentos e impugnações. O pregão eletrônico para registro de preço e contratação da ferramenta estava programado para o mesmo dia.

A SSP-BA afirmou que republicará o edital, mas ainda não divulgou uma nova data. De acordo com a pasta, essa suspensão é permitida por lei e pode ocorrer a partir da publicação do edital até três dias antes da disputa.

O aviso de licitação para contratação das câmeras corporais foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) em 19 de abril. A SSP informou que as empresas de tecnologia apresentaram seis pedidos de esclarecimentos e quatro impugnações, porém, não divulgou quantas empresas fizeram os pedidos e nem seus nomes.

Câmeras corporais

Chamadas de body cams, os aparelhos são acoplados nas fardas e filmam as operações policiais. Segundo o secretário Marcelo Werner, a aquisição da tecnologia visa, dar mais transparência às ações policiais.

As câmeras foram testadas em um estudo feito por universidade em Santa Catarina, no sul do Brasil, e implementadas em algumas unidades policiais do Rio de Janeiro em 2022.