Câmeras no fardamento de policiais militares na Bahia serão implantadas até o final de 2023, garante secretário

Alberto Maraux / SSP-BA

Alberto Maraux / SSP-BA

O governo da Bahia analisa a documentação de uma segunda empresa que tenta implantar câmeras de segurança no fardamento de policiais. A informação foi confirmada, nesta segunda-feira (24), pelo secretário de segurança pública Marcelo Werner, depois de um final de semana marcado por crimes na capital baiana.

De acordo com o secretário, a expectativa é que até o final de 2023 as câmeras estejam em operação no fardamento dos policiais.

"É uma licitação complexa. Uma primeira empresa foi chamada e não atendeu a alguns requisitos importantes. Agora, houve o chamamento de uma outra empresa que está com a documentação em análise".

Em maio de 2023, a SSP cancelou a licitação para a aquisição dos serviços de câmeras corporais depois que empresas da área de tecnologia pediram esclarecimentos e impugnações. A suspensão aconteceu no mesmo dia em que deveria ocorrer o pregão eletrônico para registro de preço e contratação da ferramenta.

Em entrevista ao Bahia Meio Dia, o secretário falou sobre os casos recentes de morte por armas de fogo no estado e o envolvimento da polícia nas ações.

"Muitas vezes esses casos são resultados de confrontos entre facções, ou entre facções e a polícia. Sempre que acontece um caso desse tipo, a gente tem que apurar rápido para dar uma resposta, seja com a Polícia Civil, a Polícia Técnica ou a Corregedoria da Polícia Civil que apura os casos de abuso", comentou.