Neoenergia Coelba prepara megaoperação para o Réveillon 2024 na Bahia
Da agitação do litoral à tranquilidade da região da Chapada Diamantina, a Bahia vem sendo um dos destinos mais procurados pelos turistas para a virada de ano. Para proporcionar um Réveillon com bastante energia, a Neoenergia Coelba está realizando uma megaoperação para reforçar e monitorar o sistema elétrico durante a festividade.
O planejamento estratégico para o Réveillon faz parte de um plano de investimentos macro da empresa. Em cinco anos, a Neoenergia Coelba investiu mais de R$ 11 bilhões em obras estruturantes e novas ligações em todo o estado, sendo considerada a distribuidora que mais investiu no Brasil.
Especificamente para o Réveillon, as ações tiveram início em outubro, com estudos e levantamentos específicos sobre a rede elétrica que abastece os locais com maior fluxo de pessoas durante o Réveillon. Em campo, profissionais percorreram mais de 10 mil quilômetros inspecionando a rede elétrica para identificar pontos de melhoria e correções.
"A Neoenergia Coelba é uma empresa compromissada com o povo baiano e o desenvolvimento socioeconômico do estado. O Réveillon se tornou um dos períodos mais importantes para o turismo da Bahia, movimentando a economia local. Por isso, todos os anos nós preparamos uma operação específica para as festas de fim de ano", destacou o diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Guth.
Em Salvador, a Neoenergia Coelba realizou uma grande obra de reforço da rede elétrica para atender o aumento de demanda e as ligações provisórias solicitadas para os cinco dias de festa do Festival da Virada. A empresa instalou cerca de 100 postes e cinco novos transformadores no circuito que atende o festival, reforçando a distribuição de energia da localidade e de toda a região adjacente. Outros 18 equipamentos que são comandados remotamente foram inspecionados para que, caso alguma ocorrência aconteça, o fornecimento seja normalizado em segundos.
"Estamos demandando um esforço operacional extra para garantir o fornecimento de energia durante o Réveillon. Realizamos um planejamento prévio para evitar interrupções e temos profissionais dedicados para atuar caso algo aconteça. Os locais que não recebem grandes festas também estão mapeados e terão a atenção necessária da empresa", destacou o superintendente de Operações da Neoenergia Coelba, Leonardo Silva.
Outras localidades
Além de Salvador, a Neoenergia Coelba também mapeou outras cerca de 30 cidades que devem receber turistas e baianos de outros municípios. A distribuidora reforçou a rede elétrica destas regiões e irá aumentar a quantidade de profissionais em campo durante o Réveillon. Em Ilhéus, por exemplo, um novo transformador foi instalado na Subestação que atende a Zona Sul da cidade, beneficiando mais de 12 mil consumidores diretamente
Localidades como Trancoso, Arraial d"Ajuda, Caraíva, Praia do Forte, Guarajuba, Ilhas da Região Metropolitana, Ilhéus, Itacaré, Barra Grande, Morro de São Paulo, Boipeba, Lençóis e Vale do Capão também receberam ações especiais da Neoenergia Coelba para a temporada.