Israel inicia vacinação contra a Covid-19 em crianças de 05 a 11 anos

Luciano Almeida - ASCOM / PREF-SAJ

Luciano Almeida - ASCOM / PREF-SAJ

A campanha de vacinação focada em crianças de 5 a 11 anos, em Israel, começou nesta segunda-feira, dia 22, na tentativa de evitar uma nova onda de coronavírus no país. O imunizante utilizado é o da Pfizer BioNTech, mas com dose menor do que a recebida por jovens e adultos a partir dos 12 anos.

O carregamento da vacina chegou a Israel no domingo, dia 21, e o primeiro-ministro Naftali Bennett – juntamente com as autoridades médicas israelenses – decidiu que a imunização deveria "começar imediatamente". A vacinação é gratuita e acontece nas clínicas dos quatro planos de saúde existentes em Israel – aos quais todos os cidadãos do país pertencem. O Ministério da Saúde também cogita vacinar as crianças nas escolas ou em postos móveis, próximos a atrações infantis.

A imunização não será obrigatória. Os pais poderão decidir se querem imunizar seus filhos ou não, sem temer multas ou outro tipo de retaliação. Mas as crianças vacinadas poderão receber o "Passe verde", o documento que libera os israelenses para entrar em restaurantes, cinemas, teatros e outros lugares públicos sem precisar fazer testes de Covid-19.