Rússia corta fornecimento de gás natural para Bulgária e Polônia

Imagem de Anita starzycka por Pixabay

Imagem de Anita starzycka por Pixabay

A estatal russa de energia Gazprom interrompeu nesta quarta-feira, dia 27, o fornecimento de gás à Bulgária e à Polônia. A empresa exige o pagamento em rublos (moeda da Rússia) pois o país está suspenso do sistema econômico internacional – uma das das sanções impostas pelo Ocidente devido à guerra da Ucrânia.

Polônia e Bulgária são os primeiros países a terem o gás cortado pelo principal fornecedor da Europa desde o início do conflito estre Rússia e Ucrânia, em 24 de fevereiro. A Gazprom também alertou que o transporte do combustível via Polônia e Bulgária – que abrigam gasodutos que abastecem a Alemanha, Hungria e Sérvia – seria cortado se o gás fosse levado ilegalmente.

O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou que os países "hostis" à Rússia abram contas no Gazprombank e façam pagamentos pelas importações de gás russo em euros ou dólares que seriam convertidos em rublos. Varsóvia e Sofia afirmam que a interrupção do fornecimento é uma quebra de contrato da Gazprom, a maior empresa mundial no setor de gás natural.